quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cães saudáveis usados como cobaias no curso de Veterinária da Universidade de Évora

Ora cá vem uma nova noticia com requintes macabros... Eu não queria transformar o meu blog num desabafo pró-animal, mas é impossível não divulgar:

"Cães saudáveis do canil municipal são usados como cobaias pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Évora.



Há vários anos que os alunos submetem os animais a esterilizações, castrações, simulações de cesarianas e anestesias, avança hoje o “Jornal de Notícias”.



“No meu primeiro ano do curso foi utilizada uma cadela para a parte prática da disciplina de Anestesiologia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, aquele animal foi anestesiado e acordado. Até que no último dia foi abatido”, contou uma aluna ao jornal, em anonimato. No segundo ano, havia cães a serem “abertos para aprendermos como se retira órgãos, como o baço. Por ser demasiado cruel, não voltei às aulas”, acrescentou.
Uma outra ex-aluna, que hoje exerce numa clínica veterinária em Évora, conta que chegou a “simular cesarianas em cadelas que não estavam grávidas e retirei órgãos, como o útero e os ovários”. Os animais, diz, estavam “vivos e sem doenças”.
O caso destes animais foi denunciado quando vários ex-alunos e veterinários se mostraram indignados com o recente abate de sete cães no canil, cinco dos quais com processo de adopção em curso, contou o JN.
José Tirapicos Nunes, responsável do Hospital Veterinário, admite que “possam ter ocorrido algumas situações pontuais de exames feitos em animais vivos”. Mas garantiu que “não houve qualquer sofrimento infligido aos animais, uma vez que todos foram anestesiados”. Além disso, o “veterinário municipal já tinha decidido que iram ser abatidos. A única diferença é que foram eutanasiados na universidade e não no canil”, disse ao JN.
Entre o canil municipal e a universidade existe um protocolo que apenas visa o envio de animais para incineração após o abate, que só pode acontecer após oito dias no canil."

in http://www.publico.pt/Sociedade/caes-saudaveis-usados-como-cobaias-no-curso-de-veterinaria-da-universidade-de-evora_1466828

Para além das questões legais, levanta-se igualmente uma questão ética: que exemplo é este a ser passado aos futuros veterinários do nosso país?

1 comentário:

Rih disse...

Inadmissivel! Sem comentários...