segunda-feira, 21 de junho de 2010

Adeus Saramago



Um adeus a um escritor muito particular, criatura de ideais ferozes e carácter vincado! Impossível ficar indiferente aos seus polémicos discursos e muito menos à sua obra. Há quem goste e há quem não suporte a sua forma de escrever...eu estou dentro do primeiro grupo! Sim, há obras suas pelas quais se passa e pouco fica, mas como esquecer a mística Blimunda e o seu Baltazar, figuras que ganharam vida no Memorial do Convento (1982, lá está, um excelente ano!)? Ou a perda progressiva do humanismo na humanidade do Ensaio sobre a Cegueira? Por alguma razão são obras de destaque...
Adeus Saramago, autor dos livros que me fizeram passar horas a ver a realidade de forma descritiva e literariamente analitica (lembro-me de uma particular viagem de autocarro, ainda andava na Universidade...)
Adeus Saramago!

2 comentários:

Piri-Piri disse...

Nunca li um livro dele e o filme que fizeram recentemente não me despertou a atenção, não sei se da maneira que escreve se os temas que aborda mas o facto é que nunca li mas isso não impede em nada aquilo que ele foi, um Grande Homem em que eu compreendo em tudo o facto de ele se sentir traído pelo nosso pais!

A Paraíso disse...

Eu sou suspeita, devoro livros, mas experimenta ler o Memorial do Convento. O Ensaio Sobre a Cegueira é excelente, mas talvez demasiado pesado (apresenta uma faceta muito mais egoísta do ser humano do que no filme, chega a ser chocante). Intermitências da Morte é interessante, assim como o Homem Duplicado e até o Todos os Nomes, mas não te aconselho a começar por aí. Ele fala sobre o ser humano, essencialmente, mas não é de leitura fácil, para muitas pessoas torna-se exasperante. Eu gosto de autores descritivos e da discussão sobre a essência humana...
Quanto ao nosso país...hoje passei numa rua onde há pouco tempo estava um cartaz a dizer "Obrigado Bento XVI, hoje dizia "Obrigado José Saramago". Não nos podemos queixar de falta de diplomacia!!!