segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A demanda do tempo

Ora o Natal já passou, vem aí um Novo Ano...o que exige, como costume e necessidade, uma nova agenda! Sou desorganizada e desarrumada, são factos reais e impossíveis de alterar (sim avó, tu tentaste, mas não resultou!), porém, podem ser "compensados". Pelo menos, eu estou convencida disso!
Uma das ferramentas de utilidade inigualável é a agenda do respectivo ano! Sim, este pequeno e precioso objecto permite-me ter algum controlo sobre o que tenho a fazer, o que fiz (e quando) e o que posso marcar para "aquele" dia (a não ser que rabisque em algum papel-para-guardar-na-agenda e que fica para toda a eternidade perdido numa das minhas malas...também acontece!).
E porque escrevo eu sobre a minha dependência de agendas? Por dois motivos distintos...o primeiro é óbvio: esqueci-me de trazer a minha hoje! Ah pois...numa mudança entre malas, a agenda ficou algures no meio! E nesta altura do ano em que tantas tarefas são programadas "para fazer ainda este ano", voilá! eis-me cheia de papéis espalhados! Queria organizar o que fazer para 2011 e sem ter a minha agenda e uma canetinha pronta a divagar, sinto-me incapacitada!
Por acaso, eis outra questão: o que fazer em 2011? Ando a matutar que actividade(s) manter/iniciar e não consigo chegar a nenhuma conclusão... Gostava de voltar ao yoga (já experimentei uma aula numa outra escola, e só essa aula dava um delírio) mas também sinto falta do krav maga (andarei a precisar de bater em alguém ou é só para manter o equilíbrio?! Ainda de manhã a minha atenção foi atraída para as luvas debilmente abandonadas num cabide atrás da porta)... Sinto falta de exercitar-me e como não sou adepta de ginásios (sinto sempre que é um certo desperdício estar numa actividade sem um objectivo concreto, só por uma questão física), para além disso, não é mesmo nada o meu ambiente (Sim, trabalho num ginásio, mas é diferente!!!! Daí que me irrite quando comparam a um ginásio tipo academia)
Simultâneamente, também gostava de experimentar algo mais criativo...já passei pelo desenho (anda vergonhosamente esquecido), fotografia, crafts em geral, teatro (pausa!) e tive aquele gostinho do sapateado e da dança oriental que deixou vontade para mais... A ver vamos...
Mas voltando à minha agenda (A minha agenda,a minha agenda! tralá lá lá lá), o outro motivo é simples, ainda não tenho A Agenda para 2011. E se há coisa em que sou selectiva (leia-se esquisitinha) é na escolha de uma nova agenda! Tem de ter o tamanho/peso adequados, uma vista semanal e não diária, ter elástico ou algo que ajude a prender os 1000 papéis/talões/bilhetes que por lá andarão, um espaço para notas e...ser cativante!
E não, a agenda do Paulo Coelho não é! Nada contra o senhor, acho que é uma leitura excelente para banhos de imersão, não se pode é dar mais mérito do que aquilo que é. Já vi tantas pessoas com ar iluminado após uma leitura destas, quando é puro esoterismo comercial, nada de novo, nada de transcendente, apenas lê-se bem, contos leves! Tive um colega em estágio que era da Bulgária, e um dia contou-me que quando perguntou a já não sei quem que escritor português aconselhava, lhe haviam respondido Paulo Coelho. Duplo soco no estômago!!! Se é para "roubar" a nacionalidade, podiam ter escolhido um querido e saudoso Jorge Amado, por exemplo! Enfim, estou a ser ácida, podia ter sido pior...vá lá que a Margarida Rebelo Pinto na altura ainda não estava na moda! E uns livrinhos que agora andam a adornar as livrarias, todos embrulhados num tecido pró-piroso? Assustador!!! E o senhor Faíscas? Os títulos assustam, fazem concorrência a qualquer telenovela da TVI!!! Atenção que não sou uma elitista literária, pelo contrário, sou uma consumista pura, mas ler qualquer coisa cujo intuito é apenas fazer-nos gastar lenços de papel?! E eu sou uma choramingas a ler!!! (ninguém acredita, mas é verdade...pronto, aqui fica a confissão!) Um dia destes faço um post sobre literatura e pronto, já posso blá-blar à vontade!
E voltei a divagar...resumindo e concluindo: QUERO UMA AGENDA!!! E queria fugir da moleskine. Sim, adoro, há para todos os gostos e práticas, mas queria variar, senão parece que nem mudei de ano! (Provavelmente vou acabar por comprar uma e forrá-la com um tecido a meu gosto...)

Será que alguém se vai dar ao trabalho de ler esta divagação sobre uma agenda?! Não sei se eu própria o faria...

Sem comentários: