segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Herdeiro de OZ - Gregory Maguire

Passados dez anos da publicação d' A Bruxa de OZ, Gregory Maguire lançou O Herdeiro de Oz. Ora, felizmente, só tive contacto com este autor recentemente (obrigada P.J.!), pois ler só uma das suas obras iria deixar o sabor a pouco!
Não sendo uma saga muito conhecida, os livros começam por atrair pelas suas capas com ar de fantasia algo negra (ideal para quem gosta de Tim Burton), quanto às histórias...bem, vou remeter-me um pouco mais à Bruxa de Oz, pois só ontem peguei no "seu herdeiro".
Começa por cativar o leitor pelas suas descrições extremamente vividas e sensoriais (excelente passagens de texturas, cores e ambiente!), numa história aparentemente para crianças/adolescentes (só aparencia, eu não recomendo a crianças!), mas que acaba por ganhar contornos tão reais, com uma densidade humana tão dura, que é impossível não nos sentirmos surpreendidos pelo seu desenrolar, inesperado e estranhamente desligado dos contos de fadas habituais, mas sim da vida quotidiana, onde questões politicas, sociais e passionais influenciam quem somos, onde convivemos com a morte, o nascimento e todas as facetas mais ou menos belas do ser humano.
Com semelhanças ao regime fascista/nazi vivido no "nosso" universo, este mundo fantástico apresenta inúmeras criticas passíveis de serem entendidas e transpostas para o nosso... Uma coisa é certa, quem lê deixa de ver o Feiticeiro de Oz da maneira como via....
Boas leituras!

Página do autor

Sem comentários: