segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Obras no canil/gatil venceu votação do Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa

Hoje é dia de alegria, de esperança por um Portugal maior!!!
Depois de uns percalços, a proposta para obras no canil/gatil Municipal de Lisboa, em Monsanto, ganhou como proposta mais votada pelos cidadãos no Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa.
Mas o que significa isto, afinal? Porquê este exultar de felicidade por parte de quem votou? A resposta só é realmente entendida por quem já lá foi... e a experiência é de tal modo significativa que, pelo menos no meu caso particular, lançou-me para um novo mundo de "activismo" (palavra perigosa!) para o qual estava apenas levemente sensibilizada.
Não querendo correr o risco de apanhar com um processo por difamação (não era a primeira!), posso dizer que foi o pior e mais chocante sitio onde entrei na minha vida... E quem me conhece sabe que não sou de fácil choque...
Dirigi-me lá na ideia de adoptar o meu segundo gato, sem qualquer ideia pré-concebida sobre o local (quão a leste estava do encontrei!). A entrada não foi facilitada, pelo contrário, desconfianças e falta de vontade em dar um lar a um gatinho! Depois de alguns dedos de parlapi lá conseguimos entrar... E ao que assistimos!!! Uma sala às escuras (o "senhor" - funcionário público pago com os nossos impostos- lá acendeu as luzes) com jaulas pequenas repletas de gatos! Mortos com vivos, doentes com menos doentes. Até um cão bebé estava numa delas, deitado sobre o próprio vómito (infelizmente penso que não deve ter sobrevivido naquele estado). O "senhor" ainda deu uns pontapés em várias jaulas para ver "se estão todos vivos ou não". Quando fiz notar que havia gatos soltos encima dos tubos de ventilação, e questionando o "senhor" de como teriam acesso a comida e água, repetiu-me diversas vezes que não estavam lá gatos nenhuns (seriam parentes do gato de Cheshire, da Alice no País das Maravilhas?!). Depois da minha insistência e de finalmente concordar que "ah sim, 'tá ali um", não me respondeu como as suas necessidades eram providenciadas...
Havia diversos gatos bebés, que na altura era o que eu procurava, mas tinham de estar de quarentena oito dias, e blábláblá... Quando a vontade é miníma...
Quanto aos cães, pouco vi! O corredor foi atravessado a passo de corrida, pois não é simpático ver cães presos pelo pescoço à parede por uma corrente o dia todo!!!

Assim, e embora a proposta esteja a anos luz do que DEVERIA ser feito, é uma pequena esperança para quem lá vive (mal) e, na maioria dos casos, morre. Fica a notificação de que há quem esteja atento, e de que esses alguéns também votam...

"The greatness of a nation and its moral progress can be judge by the way its animals are treated." - Mahatma Gandhi

Um passo para que Portugal seja MAIOR!

Sem comentários: