sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dia do Animal - dia 4 de Outubro

Dia 4 de Outubro comemora-se, desde 1930 e em mais de 45 países, o Dia do Animal... Este dia foi definido por ser a data dedicada a São Francisco de Assis (Franciscus van Assisi), amigo e padroeiro dos animais, pois foi a 4 de Outubro de 1226 que o mesmo faleceu.
Assim, em todo o nosso pequeno-grande Portugal, são vários os acontecimentos que relembram este dia...

Devo destacar as actividades propostas pela ADAPO (cujo trabalho está no início, mas é já merecedor de um grande louvor e um excelente exemplo ao restante Algarve. Já é tempo desta região virar-se para si própria e para os seus, animais incluídos): http://www.adapo.pt/index.aspx
Lamento não estar por aí nessa data, pois achei a ideia do Workshop muito interessante e inovadora.

Em Lisboa, como tem vindo a ser costume, reúnem-se associações nos Jardins de Belém, num evento organizado pela LPDA (vá lá!!!):
http://www.sosanimal.com/html/body_diadoanimallpda2009.html

A Focinhos&Bigodes, a Sosanimal (também presente no Jardim da Estrela), a AAAAMoita (que também irá estar no Centro Comercial Vasco da Gama em campanha de recolha de donativos), a Sos Bicharada (também no Feira Nova do Barreiro), a Bianca, entre outras, vão estar presentes! Atenção que são associações que necessitam de apoio e que têm executado um brilhante trabalho apesar das suas limitações!
Vão dar um passeio, vejam os maravilhosos animais (façam festinhas!), e, se puderem, dêem uma ajuda... um saco de ração, um saco de areia, uma latinha, tudo ajuda!

A GV- Grupo de Voluntários da Parece também vai estar presente no dia do Animal, 4 de Outubro, em 2 eventos, em Cascais e na Parede, mas não sei detalhes.

Aproveitem para pensar no nosso papel neste planeta... Nos actos que cometemos para o próximo (e os religiosos que me perdoem, mas para mim as outras espécies estão incluídas), e que não actuar é uma acção em si!
Não podemos salvar todos, mas (como dizem as t-shirts da associação Pata Vermelha) quem salva uma vida, salva o mundo inteiro! Pelo menos para o animal que foi salvo... E cada um de nós pode (e deve, mas isso está relacionado com a nossa visão do nosso papel por cá) ajudar: Vão visitar os canis/gatis das associações e os municipais da vossa zona (não se esqueçam estes últimos são vocês que pagam, DEVEM estar em boas condições), participem em campanhas (podem só passar por lá e dar uma saqueta), divulguem os pedidos de ajuda, ESTERILIZEM OS VOSSOS ANIMAIS e tentem não olhar para o outro lado, por mais fácil que seja...

Por hoje chega de discurso moralista...